Capa
Série II / Número 159 / Volume 44
Dezembro 2020
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P694

Recentemente, foi publicado o Estudo Diagnóstico das Aprendizagens, promovido pelo IAVE para avaliar a situação das aprendizagens decorrente da situação excecional vivida nos três últimos meses do ano letivo de 2019/2020, causada pela pandemia de COVID-19, e que levou à suspensão das atividades presenciais em março de 2020. O estudo incidiu na avaliação das competências e literacias científica, de leitura e informação, e da matemática por parte dos alunos a frequentar os 3.˚, 6.˚ e 9.˚ anos do ensino básico no ano letivo de 2020/2021


Ensinar num contexto de incerteza e mudança tem obrigatoriamente de mudar a nossa perceção sobre a forma de como ensinamos. Seja a que nível for, desde o ensino primário à pós-graduação, é irrefletido recusar refletir sobre os meses que passaram e os anos que se avizinham. Será suficiente reduzir os eventos recentes a uma fatalidade pandémica e pensar em voltar à nossa rotina química, seja nos nossos laboratórios de investigação, nos cursos das nossas universidades, ou nas instalações das nossas empresas?


No passado dia 27 de novembro teve lugar no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, uma sessão de homenagem ao Doutor Carlos Jorge Ribeiro Silva, Professor Associado do Departamento de Química (DQ), recentemente falecido. Este sentido tributo contou com a participação de cinco dezenas de depoimentos de colegas, colaboradores, amigos e estudantes, e a projeção de vários vídeos (disponíveis na página oficial de Facebook do Departamento de Química, facebook.com/media/set/?vanity=Dep.Quimica.UMinho.pt&set=a.3239397366172949), recordando a sua carreira profissional e os seus interesses pessoais.


A edição de 2020 das Olimpíadas de Química da Sociedade Portuguesa de Química decorreu em plena crise pandémica de COVID-19 e, consequentemente, com um forte impacto logístico na sua realização. As semifinais, que decorrem normalmente entre março e abril, só decorreram na segunda quinzena de julho e as finais, habitualmente realizadas no mês de maio, foram adiadas para 7 de novembro (Mais) e 19 de dezembro (Júnior). A organização, que habitualmente se centraliza nas instituições de ensino superior, foi direcionada para regime online.


A 1 de janeiro de 2021, o Professor Floris Rutjes (na foto) iniciou o seu mandato de três anos como Presidente da EuChemS, sucedendo à Professora Pilar Goya, que continuará no Conselho Executivo como Vice-Presidente.


O ano 2020 foi realmente muito especial. Contudo, embora muitos prefiram esquecer 2020, para a EuChemS foi um ano de grande importância já que assinalou o seu 50.° aniversário! As atividades relacionadas com a celebração deste aniversário, bem como muitos outros projetos e feitos da EuChemS e da sua comunidade, estão compiladas no anuário EuChemS 2020, que agora está disponível online.


Pilar Goya, Vice-Presidente da EuChemS, foi agraciada com a designação de Membro Honorário da Royal Society of Chemistry em 2020. Existem atualmente mais de uma centena de Membros Honorários, tendo a sua admissão como base o reconhecimento pelas suas contribuições notáveis para o avanço das ciências químicas. Mais detalhes sobre esta distinção podem ser encontrados em euchems.eu/ pilar-goya-honorary-fellow-rsc.


As investigadoras Huizhen Liu (Instituto de Química da Academia Chinesa de Ciências, China) e Banothile Makhubela (Universidade de Joanesburgo, África do Sul) foram agraciadas com o Prémio IUPAC-CHEMRAWN VII 2020 de Química Verde em reconhecimento pelas suas contribuições notáveis para a área.


Luigi Campanella, Presidente Sénior do Grupo de Trabalho sobre Ética em Química da EuChemS, escreveu uma contribuição para a EuChemS sobre o papel da Química na pandemia COVID-19. No seu artigo, o Professor Campanella explora possíveis respostas científicas que podem ser encontradas nos conceitos de Ciência Aberta, nomeadamente no acesso facilitado a revistas, jornais e resultados de investigação, Big Data, conhecimento e especialidade. O texto integral pode ser encontrado em euchems.eu/the-role-of--chemistry-during-the-pandemic.


A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT2019).


O e-book “Educação digital em rede: princípiospara o design pedagógico em tempos de pandemia” é a mais recente edição da coleção “Educação a Distância e eLearning” disponível no Portal da Universidade Aberta (UAb).


Esta Interação Química vem no seguimento da atribuição da distinção ChemPubSoc Europe FellowClass 2018/2019, em 2020, ao colega e sócio da SPQ Anthony J. Burke, do Departamentode Química da Universidade de Évora. O programa Fellows of ChemPubSoc Europe tem como objetivo reconhecer o contributo significativo e grau de compromisso na divulgação da atividade científica através das publicações do consórcio ChemPubSoc Europe e pelo serviço exemplar a, no mínimo, uma das sociedades, premiando o desempenho por serviços que em geral não são reconhecidos.


A pandemia de COVID-19 é provocada pelo coronavírus
SARS-CoV-2. O teste para despiste da doença envolve
a deteção do material genético do vírus usando testes
vulgarmente designados por PCR, que se baseiam
na Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction
(RT-PCR). Esta reação em cadeia da polimerase de
transcrição reversa origina a multiplicação do RNA do
vírus, mas é um processo com algumas limitações
devido aos tempos relativamente longos do teste, à
capacidade finita de resposta do laboratório e a custos
comparativamente elevados.


A estratégia para o controlo a longo prazo do vírus
SARS-CoV-2 e de outros vírus respiratórios importantes
passa pelo uso de vacinas eficazes, mas necessita
de incluir também antivirais para o tratamento de
infeções agudas. Enquanto as vacinas COVID-19 estão em processo de produção para a vacinação em
massa, o número modesto de antivirais em uso ou
em desenvolvimento para qualquer doença mostra
os desafios do desenvolvimento deste tipo de fármaco.


Ao longo dos séculos a descoberta de produtos naturais biologicamente ativos facilitou o desenvolvimento de fármacos para combater várias doenças, nomeadamente a malária.


Grandes quantidades de águas residuais ácidas (pH<2) com concentrações elevadas de arsénio e de metais pesados (por ex., Cu, Hg, etc.) são produzidas por processos industriais, nomeadamente fundição de metais não ferrosos e processamento de minerais. Esta água fortemente contaminada representa um risco ambiental grave e requer tratamento extensivo.


Entre os diversos compostos policíclicos e em “gaiola”, um lugar importante é ocupado por compostos semelhantes a diamantes, designados diamantoides, cujos representantes inferiores pertencem à série homóloga C4n+6H4n+12.


A indústria biofarmacêutica tem aumentado significativamente a sua produção nos últimos anos. É expectável que o mercado biofarmacêutico global atinga os 435 milhões de euros até 2025, com uma taxa de crescimento anual de 13,8%. No entanto, este aumento de produção não tem sido acompanhado com a necessária evolução e scale up de processos sustentáveis de purificação. A purificação é um processo complexo, com múltiplos estágios, e representa entre 50 e 80% dos custos de produção.


O design de sistemas para transporte e entrega de fármacos e/ou material genético tem sido um aspeto amplamente escrutinado nos últimos anos e que continua a ser alvo de intensa pesquisa. O objetivo deste projeto é desenvolver transportadores que venham a ser clinicamente relevantes para combater doenças elusivas como o cancro, Alzheimer, infeções por bactérias multirresistentes, entre outros, recorrendo a tecnologias moleculares baseadas em ácidos nucleicos (DNA e RNA).


As porfirinas são macrociclos tetrapirrólicos com excelentes propriedades fotofísicas e eletroquímicas. No entanto, estes macrociclos apresentam frequentemente algumas fragilidades associadas à baixa estabilidade e decaimento de fluorescência em condições fisiológicas, limitando a sua aplicação nas áreas da biomedicina e do ambiente. Tendo em vista a superação dessas limitações, as porfirinas têm vindo a ser incorporadas em redes metalo-orgânicas (MOFs, do inglês Metal-Organic Frameworks), abrindo portas para a construção de novos materiais de elevado desempenho que integram as propriedades físico-químicas específicas de porfirinas e MOFs, apresentando um vasto leque de aplicações, desde o armazenamento seletivo de gases, catálise, até à deteção de diferentes substâncias químicas. Neste artigo descrevem-se vários exemplos de sensores óticos baseados em porfirinas, passando pela preparação de MOFs até chegar aos MOFs porfirínicos. Os mecanismos de deteção e eventuais aplicações práticas dos sistemas desenvolvidos serão também discutidos.


As reações multicomponente (RMC) permitem, num único passo, a combinação de três ou mais reagentes num só produto, pelo que a sua aplicação na geração de bibliotecas de novos compostos é muito útil, uma vez que conduzem a uma grande diversidade estrutural. Estas reações são caracterizadas pela sua elevada economia atómica e são, por isso, excelentes ferramentas para o desenvolvimento de metodologias de química sustentável durante o processo de descoberta, desenvolvimento e produção de fármacos, podendo conduzir à síntese de fármacos, com considerável diminuição do número de passos reacionais. A aplicabilidade das RMC na síntese de fármacos é bem evidente no elevado número de exemplos que se encontram na literatura científica, alguns deles explorados em mais detalhe neste trabalho.


O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum e a segunda causa de morte nas mulheres a nível mundial. Em particular, o cancro da mama triplo-negativo (TNBC) tem um mau prognóstico uma vez que não possui qualquer tratamento eficaz. O grupo Bioinorganic Chemistry and Drug Development (BIOIN) da Faculdade de Ciências da ULisboa tem explorado estratégias de síntese de novos compostos organometálicos de ruténio baseadas no conceito de “tiro ao alvo”, i.e., direcionamento e acumulação específica no tumor, através de fenómenos de direcionamento ativo e passivo. O sucesso destas estratégias está refletido nos resultados obtidos para dois compostos da família [Ru(Cp)(PPh3)(bpy-R)]+, bpy = 2,2’-bipiridina e R = biotina (LCR134) ou ácido poliláctico (PMC78) que revelaram uma atividade biológica promissora nas células TNBC, muito agressivas e metastáticas. Mostraram ainda capacidade para ultrapassar mecanismos de resistência, potencial antimetastático e baixa toxicidade (modelo do peixe zebra). O sucesso da estratégia inovadora aqui apresentada constitui uma abordagem promissora a ser aplicada no design de potenciais novos fármacos.


Neste artigo são sucintamente descritos os principais métodos para a determinação da glicemia; apresentam-se métodos históricos, atuais e futuros dando especial destaque à sua importância na qualidade de vida das pessoas com diabetes.


Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão oferecer uma educação gratuita de elevada qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar. No website podemos encontrar várias centenas de recursos e vídeos sobre diversas áreas do conhecimento, entre elas a química!


O projeto Histórias de Desencantar tem como objetivo dar a conhecer descobertas científicas inovadoras que pela sua importância científica e social despertam a nossa curiosidade. São histórias que encantam e por vezes desencantam quando a descoberta leva a aplicações perversas. As histórias são contadas aos domingos, à meia-noite, pela voz de Susana Martinho e tendo por base textos escritos por Manuel João Monte do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da U. Porto e Centro de Investigação em Química da U. Porto.


Comemora-se em 2021 o centenário da descoberta da insulina. No laboratório de John MacLeod, em 1921, um jovem cirurgião chamado Frederick Banting e o seu assistente Charles Best descobriram como remover a insulina do pâncreas de um cão. A purificação deste extrato foi efetuada pelo bioquímico James Collip. Em 1923, John MacLeod e Frederick Banting foram laureados com o Prémio Nobel da Medicina pela descoberta da insulina, e dividiram os ganhos com Best e Collip.


Quando pensamos na relação entre a química e a saúde lembramo-nos imediatamente dos fármacos, das vacinas, e até dos desinfetantes, e reconhecemos o importante papel que a química teve, e tem, no aumento da esperança de vida durante o último século.


Esta atividade convida os intervenientes a explorarem os diferentes materiais que existem à nossa volta. Será que conseguimos fazer com que fiquem carregados?


12.˚ Congresso Ibero-Americano de Sensores

XV Encontro de Química dos Alimentos


..