Capa
Série II / Número 11 / Volume
Julho 1982
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P538

A avaliação é um processo contínuo e sistemático que permite verificar se os objectivos educacionais estão a ser alcançados e diagnosticar dificuldades de aprendizagem. A principal finalidade da avaliação é melhorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação formativa, embora não se destine a comparar os alunos ou a classificá-los, tem um papel fundamental pois permite a auto-correcção para o aluno e professor, a devido tempo.


Em 1906, Cremer observou uma diferença de potencial, variável com a acidez do meio, surgida entre duas soluções aquosas, quando entre elas se interpunha uma membrana de vidro. Assim surgiu o eléctrodo de vidro sensível à actividade hidrogeniónica em solução, que encontrou generalizada aceitação e ampla divulgação, quer pelo aspecto prático da sua utilização quer pelas vantagens que oferece quando se pretende um método não destrutivo, de elevada sensibilidade, de leitura continua numa solução iónica simples ou complexa, in vitro ou in situ.


A evolução da sociedade e o seu impacto no ensino são factos evidentes, no entanto as alterações surgem gradualmente ocultando consequências a médio ou longo prazo que potencialmente comportam para essa mesma sociedade. Concretizando, as transformações na sociedade decorrentes do desenvolvimento da tecnologia podem já caracterizar-se como a Revolução Tecnológica, mesmo em países pouco industrializados como o nosso.


Pretendemos nestas linhas fazer um breve apanhado da luta de uma mulher, pela sua realização plena no campo profissional. Falamos da Professora Doutora Branca Edmée Marques.
A definição de "peso atómico" tem sido objecto de intensa discussão nos últimos anos por uma série de razões. Nos começos do século dezanove, os cientistas consideravam que o peso atómico de um elemento era uma constante da natureza. A descoberta da existência de isótopos (1) feita por Aston e o trabalho de Thode sobre a variação da composição isotópica e do peso atómico do boro na natureza (2) fizeram os cientistas compreender que os pesos atómicos não são de facto "constantes da natureza".
Alguém afirmou que o professor de Ciências que ignora as descobertas básicas de investigadores como Piaget o faz à sua própria custa. Infelizmente, ainda não se efectuou trabalho suficiente neste campo, e talvez muitos professores não estejam conscientes de que no centro de tudo o que se procura fazer nas instituições educacionais se deve encontrar o desenvolvimento intelectual dos indivíduos.
O tetracloreto de carbono é um líquido incolor, de cheiro característico, imiscível com igua e de p. e. 77°C. Quando utilizado na extinção de incêndios, pode formar- se fosgénio, que é um gás extremamente venenoso. O tetracloreto de carbono liberta VAPOR VENENOSO. Evitar respirar o vapor e o contacto do líquido com a pele e os olhos. VLT 10 ppm (65 mg m" 3).
Com a participação de cerca de 100 professores decorreram nos dias 3, 10 e 17 de Fevereiro e 3 e 10 de Março, as I Jornadas de Educação em Química. Nos três primeiros dias foi apresentado o tema: "Questões didácticas e científicas no ensino da estrutura atómica e molecular e das reacções químicas", orientado por professores da Faculdade de Ciências de Lisboa (Prof. Fernando Fernandes, Prof.'' Fernanda Madalena Costa, Prof. Joaquim Almeida, Dr. a M. a Emilia Carvalho, Dr.a M. a Helena Mendonça e Dr. Silva Paulino). Nos dois últimos dias foi apresentado o tema: "Testes de Química: construção, administração, análise e interpretação de resultados" pelo Dr. Vítor Duarte Teodoro, da Escola Secundária de Almada.