A avaliação é um processo contínuo e sistemático que permite verificar se os objectivos educacionais estão a ser alcançados e diagnosticar dificuldades de aprendizagem. A principal finalidade da avaliação é melhorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação formativa, embora não se destine a comparar os alunos ou a classificá-los, tem um papel fundamental pois permite a auto-correcção para o aluno e professor, a devido tempo.
Em 1906, Cremer observou uma diferença de potencial, variável com a acidez do meio, surgida entre duas soluções aquosas, quando entre elas se interpunha uma membrana de vidro. Assim surgiu o eléctrodo de vidro sensível à actividade hidrogeniónica em solução, que encontrou generalizada aceitação e ampla divulgação, quer pelo aspecto prático da sua utilização quer pelas vantagens que oferece quando se pretende um método não destrutivo, de elevada sensibilidade, de leitura continua numa solução iónica simples ou complexa, in vitro ou in situ.
A evolução da sociedade e o seu impacto no ensino são factos evidentes, no entanto as alterações surgem gradualmente ocultando consequências a médio ou longo prazo que potencialmente comportam para essa mesma sociedade. Concretizando, as transformações na sociedade decorrentes do desenvolvimento da tecnologia podem já caracterizar-se como a Revolução Tecnológica, mesmo em países pouco industrializados como o nosso.