Capa
Série II / Número 30 / Volume
Dezembro 1987
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P555
Vamos iniciar neste número a publicação regular de passatempos. Se tem jeito para elaborar charadas, palavras cruzadas, etc., envie-nos trabalhos para:
O objectivo deste artigo é informar sobre a situação actual do SIDA nos seus aspectos e implicações mais variados, da sua evolução desde que foi descoberto e dos problemas sociais, políticos, legislativos e morais que o seu reconhecimento e a estratégia para o eliminar têm levantado em diferentes países.
Há menos de 10 anos, a síntese química de DNA era um domínio esotérico, apanágio de alguns químicos especializados. Calculava-se, em 1975, que seriam necessários 20 anos para sintetizar um gene de 100 nucleotídeos segundo um esquema optimizado por computador (1).
No ano mesmo da sua formatura em Filosofia pela Universidade de Coimbra, publicou Vicente Coelho da Silva Seabra e Telles (1764-1804) a sua Dissertação sobre a Fermentação em Geral, e suas Espécies, saída a lume na Real Impressão da Universidade e oferecida a seu cunhado, o senhor Jozé de Vasconcellos Parada e Soiza (1). Redigida em Maio de 1787 e impressa em Outubro do mesmo ano (ref. 2, pg. 397), esta Dissertação é o primeiro escrito em português em que se defende a decomposição da água "em gaz inflammável, e ar puro, ou oxyginio", de acordo com as teses que vinham sendo sustentadas pela escola de Lavoisier.
O Tema deste número são os Princípios e as leis. O Princípio é o início de algo, pelo que terá de ter uma continuação. Um princípio mais tarde ou mais cedo terá também um final. Princípio, Meio e Fim são uma Trindade, o tripé do pensamento moderno.
O átomo é, muito justamente, objecto de estudo em todo o ensino secundário, quer no curso ger al quer nos cursos complementares das áreas científicas, e também em cursos superiores. Embora inscrevendo-se, por natureza, no âmbito das Ciências Físico-Químicas, o ensino do átomo nas escolas secundárias portugues as recebe actu almente também uma posição noutras disciplinas, nomeadamente a Biologia e a Electrónica, em larga medida por f alta de coordenação curricular interdisciplinas.
Foi desenvolvido um programa específico para o curso laboratorial que complementa o primeiro ano de Química Orgânica, tomando em consideração as características particulares dos alunos da licenciatura em Ciências Químicas da Universidade Nacional de Educação a Distância (U.N.E.D.) espanhola.
Quem conheça o autor destas notas sabe bem que ele não é uma pessoa particularmente espirituosa. As frases humorísticas que se seguem e que têm sido usadas com êxito na sala de aula e circunstâncias afins, são, assim, a prova de que qualquer professor poderá criar (com um pouco de imaginação) e praticar humor químico nas suas aulas, recolhendo daí uma especial satisfação, e mais ainda, se ele fizer participar a criatividade, a imaginação e os conhecimentos químicos dos seus alunos na elaboração dos trechos humorísticos.