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Série II / Número 36 / Volume
Junho 1989
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DOI: 10.52590/M3.P560
LASZLO (Pierre), Universitário. NASC. 15/8/38 em Alger. Filho de François Laszlo, Eng. hidráulico e de Madeleine Aczel. CAS. 15/2/62 com Martine Fayein (3 filhos: Sophie, Chloé, Aline). ESTUDOS. Liceus Champollion em Grenoble e Saint-Louis em Paris. Liceu franco-brasileiro no Rio de Janeiro. Universidades de Grenoble e Paris. DIPLOMAS. Licenciatura em Ciências.
Um dos objectivos mais importantes (da escola) poderia ser o de inculcar o espírito crítico que as ciências da natureza e as ciências humanas nos ensinam. (...) Esta orientação pedagógica teria por finalidade desenvolver um respeito não idólatra pela ciência como forma realizada da actividade racional e, simultaneamente, desenvolver uma vigilância consciente contra determinadas utilizações da actividade científica e dos seus produtos.
Uma das maneiras pela qual a investigação em Educação em Química pode ser útil aos professores é ajudá-los a reflectir sobre as suas próprias práticas. Este breve estudo insere-se nessa lógica e o seu objectivo é contribuir para um maior escrutínio no que respeita ao uso do trabalho experimental (TE) no ensino da Química (14/17 anos).
A análise da variância a um critério de classificação ou a um factor é uma técnica estatística correntemente utilizada para comparar as médias de várias populações supostas normais e com a mesma variância, a partir de amostras aleatórias, simples e independentes
Embora não seja frequente a determinação do teor em carbono orgânico em materiais arqueológicos, há algumas situações em que essa análise pode fornecer informações úteis aos arqueólogos. É o que sucede, por exemplo, quando é necessário estimar as quantidades de amostras, no caso em que estas são constituídas essencialmente por materiais inorgânicos, necessárias para a datação por carbono-14.[1]. Outras situações são aquelas em que se procede à análise química de estruturas arqueológicas [2] ou à análise química dos preenchimentos sedimentares de grutas e de abrigos.
Numa curta definição botânica [1] pode dizer-se que algassão plantas simples, principalmente aquáticas, que possuem clorofila, com corpo não diferenciado em raízes, talos ou folhas verdadeiras, carecendo de sistema vascular e reproduzindo-se mediante esporos.
Nos últimos anos a Fitoquímica, ou Química das Plantas, desenvolveu-se como disciplina autónoma num campo intermédio entre a Bioquímica e a Química Orgânica. Ela diz respeito a uma enorme variedade de substâncias orgânicas, elaboradas e acumuladas pelas plantas, sua estrutura química, biossíntese, metabolismo, distribuição natural e também a sua função
Acetaldeído (etanal) O acetaldeído é um líquido incolor de cheiro penetrante a frutos, p. e. 21°C, miscível com a água. E uma substância extremamente inflamável, que pode formar peróxidos explosivos, e libertar vapor tóxico que irrita os olhos e o aparelho respiratório. Evitar o contacto com os olhos e a inalação do vapor. VLT 100 ppm (180 mg m-3).