Esta crónica ** é consagrada à analogia ancestral entre o pensamento, sobretudo na sua modalidade mais conseguida,
mais deliberada, a utilização que dela pode fazer o filósofo ou o escritor, e, os processos como a ebulição, a destilação ou a sublimação, a que o químico recorre para purificar uma substância, submetendo-a a uma mudança de estado.
Na sequência de importante e sensacional conferência de imprensa, o prestigiado diário inglês «Finantial Times» publicava uma notícia na primeira página, no passado 23 de Março, que rapidamente tirou do anonimato, do público em geral, dois ilustres electroquímicos. Foram eles Martin Fleishmann, checoslovaco naturalizado inglês da Universidade de Southampton, e Stanley Pous, americano da Universidade de Utah.
É descrito um trabalho, desenvolvido no âmbito da formação de professores de Física-Química, que consistiu numa planificação de parte do programa de Química do 8.° ano, tendo como base um tema ambiental, e na implementação dessa planificação. Apresentam-se a referida planificação, um teste de avaliação final e algumas considerações relativas à resposta dos alunos e ao contributo para a formação dos professores envolvidos.
Relatam-se neste artigo impressões, comentários e conclusões relacionados com a experiência recolhida da docência de uma cadeira semestral (leccionada a 40 alunos do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Química) na qual foram abordados diversos aspectos relacionados com o papel que Informação e Comunicação possuem na vida do cidadão comum, e do Engenheiro Químico em particular.
O bronzeamento da pele, tão em moda nos últimos anos, tem levado a inúmeros estudos sobre a acção dos raios solares sobre a pele. Os raios solares, se por um lado são benéficos (produção de vitamina D tão importante para o crescimento e formação óssea), têm também inúmeros inconvenientes como o envelhecimento prematuro da pele, alteração na pigmentação, fenómenos de fotosensibilização e até cancro cutâneo.
Vários métodos podem ser utilizados para a determinação de constantes cinéticas a partir de dados experimentais.
Com frequência se recorre à linearização de expressões cinéticas, fazendo-se então o ajuste pelo método dos mínimos quadrados por simples regressão linear. Devido à existência de erros experimentais, este procedimento é incorrecto.
O estudante de Química afirma-se, em geral, interessado pela história desta Ciência e pode ir ao ponto de lamentar não ver no currículo do seu curso uma disciplina especificamente dedicada ao assunto.
Um racionalismo inflexível e sereno dominou toda a doutrina epistemológica de um dos grandes pensadores multifacetados do século XX, Gaston Bachelard (1884-1962), sobre o qual Dagognet afirmou: «(...) o pensamento dinamizava a sua vida e não o inverso» [1]. Bachelard nasceu em Bar-sur-Aube, na província de Champanhe, em
A introdução ao ensino da Segurança Laboratorial foi no âmbito do Departamento de Química um aspecto inovador das Licenciaturas, organização das unidades de crédito [1] relativamente às anteriores Licenciaturas [2].