Capa
Série II / Número 40 / Volume
Junho 1990
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P564
A concentração: a nossa ciência bipolar usa uma série de termos estreitamente associados aos seus opostos [1]. Enquanto a palavra condensação, num contexto próximo, admite como contrário dispersão, a palavra concentração opõe-se mais naturalmente a diluição.
Apresentam-se os resultados obtidos num estudo empírico, envolvendo 704 professores de Física e Química a leccionar em escolas secundárias e C+S de todos os distritos do continente em 1987.
O aparente incremento da longevidade ocorrido durante os últimos séculos nos países civilizados deve-se ao aumento da vida média (por diminuição da mortalidade infantil, melhor alimentação, etc.) e não à extensão do tempo máximo de vida.
O metabolismo oxidativo do etanol nos mamíferos, encontra-se em grande parte confinado ao fígado e envolve basicamente a sua oxidação a acetaldeído que por sua vez é oxidado a acetato. Este último é libertado e usado no metabolismo energético em vários tecidos [1].
A química é uma ciência que estuda a estrutura e a transformação das substâncias. Etimologicamente, enquanto Thomson [1] a associa ao antigo nome do Egipto, «Chemia» ou Keme, a terra que os Hebreus designavam por terra de Cham, pai de todos aqueles que fabricavam os instrumentos de cobre e ferro, segundo a descrição bíblica do Génesis [2],
Os autores apresentam uma panorâmica dos métodos usualmente empregues na extracção de resíduos de insecticidas organoclorados em alimentos gordos (>2%), uma vez que a natureza lipofi''lica daqueles resíduos conduz à sua acumulação na fracção lipídica.
Os autores apresentam uma revisão dos distintos métodos utilizados na purificação dos extractos destinados el análise de resíduos de pesticidas organoclorados em alimentos cujo teor em gordura excede os 2%.
Neste trabalho, os autores apresentam uma revisão dos distintos métodos utilizados na detecção, quantificação e confirmação dos resíduos de pesticidas organoclorados em alimentos cujos teores em gordura excede os 2%.
O crescimento do saber — com uma acumulação de capacidades e de massas de informação — e o crescimento de sistemas educacionais — que determinou uma maior escolarização — põem vários problemas. Considera-se importante dar um novo significado â tarefa de definir e remodelar sistemas educativos à luz dos objectivos próprios de cada país e das suas verdadeiras condições sócio-económicas e culturais. Para isso, na rede complexa de relações e forças que caracterizam as opções que se tomam, a cooperação na educação e na comunicação deverão desempenhar um papel decisivo.
O CONTROLO DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRAL Formação integral significa colocar o trabalho do aprendiz num contexto técnico e social global e exigir resultados úteis e sua divulgação. O controle de qualidade é expressão da interacção constante instrutor-aprendiz que guia as actividades e garante os resultados. A filosofia de aprendizagem descrita independe do tempo e da especialização.