Capa
Série II / Número 50 / Volume
Setembro 1993
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P574
Estruturas, financiamento e avaliação são os vértices de um triângulo envolvente de toda a problemática da investigação científica e tecnológica. A indissociabilidade destes três temas implica que a abordagem de um deles tenha obrigatoriamente que ter em conta os outros dois. Assim , só faz sentido falar de avaliação referenciando-a a um dado tipo de estruturas e a uma dada opção de financiamento.
Para se preparar o futuro com profundidade estratégica, é necessário analisar o passado recente a fim de nele descobrir as principais linhas de força que estão na origem das grandes questões que irão determinar esse mesmo futuro.
É abordada a química da cortiça, nomeadamente a sua constituição, a partir da estrutura do tecido celular, fazendo-se uma descrição abreviada do estado dos conhecimentos respeitante a cada um dos grupos de constituintes e referindo-se a incidência industrial da cortiça como matéria-prima na obtenção de produtos químicos.
A datação pela carbono-14 é, provavelmente, a mais conhecida contribuição da química para a arqueologia, a qual, aliás, teve profundas consequências nos estudos arqueológicos [1,2]. No entanto, outras técnicas de datação são também actualmente utilizadas [3,5] e, por outro lado , a colaboração de modo algum se limita a esse campo [2,6-7].
Resumem-se os principais passos que levam ao aparecimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável e da actual visão e atitude face ao meio ambiente e à sua protecção. É dada relevância ao papel da indústria e à reciclagem como técnica de longo prazo na redução da poluição industrial. Referem-se ainda as bases da Actuação Responsável» e de alguns outros programas de sucesso levados a cabo nalgumas empresas, para a prossecução dos seus objectivos ambientais.
O eclipse total do Sol de 18 de Agosto foi o grande fenómeno celeste de 1868 (ver Destaque l). Era esperado com impaciência por astrónomos e físicos, pois seria a oportunidade de aplicar pela primeira vez a recente técnica de Análise Espectral ao Sol eclipsado. Esta técnica, desenvolvida em grande medida por Bunsen e Kirchhoff, mostrara já o seu valor ao levar â descoberta de quatro novos elementos químicos (Quadro l), bem como â identificação de ferro, cálcio, magnésio, sódio, níquel e crómio na atmosfera solar, o que despertara um interesse generalizado.
Se abrir um número duma revista moderna de Química, como a conceituada Angewandte Chemie alemã, [1] ou o Journal of the American Chemical Society, o que vê? Preciosidades sobre preciosidades: relatórios de novas descobertas, moléculas maravilhosas, infaziveis ontem — feitas hoje, reprodutivelmente, com facilidade.
Este artigo pretende mostrar que o SATIS 16-19 é um importante banco de recurso para o ensino das ciências e realçar o papel relevante do trabalho dos professores no seu desenvolvimento e produção.
Os métodos de separação constituem normalmente uma parte importante das análises e a "cromatografia" é sem dúvida a técnica separativa mais importante em Química Analítica, sendo os cromatógrafos instrumentos indispensáveis nos laboratórios de Química Analítica modernos. Neste texto pretende-se apenas apresentar uma introdução muito geral ao método.
O Spec20 proporciona uma simulação interactiva de um espectrofotómetro manual típico, o Spectronic 20® da Bausch and Lomb. A semelhança entre a simulação e o aparelho real permite adquirir rapidamente um enorme à-vontade na execução das experiências. O écran apresenta uma cópia fidedigna do aparelho (com efeito tridimensional), bem como todos os botões de controle e o mostrador de medida de transmitâncias (fig. 1). 0 programa apresenta ainda a possibilidade de recolher e analizar os dados ou de os representar graficamente.

Como é do conhecimento mais ou menos geral, a estrutura habitual para um complexo de número de coordenação 6, que se pode representar por ML6, onde M designa o elemento central e L o ligando a ele coordenado, é tradicionalmente a octaédrica, 1.. Com o andar dos tempos e o aumento do número de compostos sintetizados, a estrutura de prisma trigonal, 2. foi-se tornando cada vez mais frequente, em particular quando os ligandos L são bidentados, ou seja, quando se coordenam por dois átomos da mesma molécula, e o metal tem uma configuração electrónica que não privilegia a geometria octaédrica para a sua esfera de coordenação


A Química é divertida! Os próximos 100 anos!