Capa
Série II / Número 79 / Volume
Dezembro 2000
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P603
Ya estamos en el ano 2000 y a aquellos que nos ha tocado vivir una parte de este siglo y nos tocará otra parte del próximo vemos con mucha alegria muchas cosas y otras con enorme tristeza.
A Química Supramolecular tornou-se, durante o último quarto de século, num importante campo da Química e alimentou numerosos desenvolvimentos em áreas relacionadas como a Física e a Biologia, dando origem ao aparecimento e ao estabelecimento da ciência (e tecnologia) supramolecular como um largo domínio multi- e inter-disciplinar que é um campo fértil para a criatividade dos cientistas de todas as origens.
Desde o início da Revolução Industrial, a humanidade tem testemunhado o aumento da contaminação generalizada do meio ambiente e a crescente degradação de grande parte dos seus recursos naturais.
É bem sabido que a interdisciplinaridade (e também a intradisciplinaridade) são conceitos muito apregoados mas raramente praticados. Com efeito, são sobejamente conhecidas as situações aberrantes encontradas a par e passo na ligação das Ciências Naturais ou da Biologia à Química, bastando folhear os manuais ao dispor dos estudantes do Básico e do Secundário para perceber que os conceitos mais avançados e estritamente químicos são realmente dados em primeira mão no seio daquelas duas primeiras disciplinas para só mais tarde serem então "revisitados" em moldes mais sustentados, se bem que em geral a nível mais elementar, agora sim no âmbito da Química.
Neste artigo faz-se unia breve revisão do envolvimento dos compostos N-nitroso na carcinogénese. É feita igualmente uma breve abordagem dos testes que permitem detectar se um dado composto químico é cancerígeno ou mutagénico.
Tendo-me por casualidade chegado ás mãos um impresso, algo incompleto, sobre o assumpto aqui exposto, e julgando-o interessante, resolvi modifica-lo juntando-lhe algumas reacções que lhe faltavam, bem como o reconhecimento dos acidos, a que o aludido impresso se não referia.
Cumpre-se este ano um século sobre a formulação da hipótese dos quanta de energia da autoria de Max Planck (1858-1947), marco de importância incalculável no desenvolvimento de toda a ciência moderna, com especial relevância no domínio da Física e da Química.
Hace más de 20 anos como resultado de una estancia que realizaba como asesor de la educación superior en la República de Angola y debido a que uno de los temas que más se debatia en el seno de esa joven Universidad era el balance entre formación general, formación específica y nivel de información que debían tener los estudiantes de ese centro de estudios publiqué un trabajo titulado "Sobre la formación en física de los licenciados e ingenieros en la Universidad de Angola"