Capa
Série II / Número 87 / Volume
Dezembro 2002
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P612
A 2 de Dezembro de 1911, o Prof. Doutor António Joaquim Ferreira da Silva (da Faculdade de Ciências do Porto) promove a realização na sala de química (da Faculdade de Ciências de Lisboa) de uma reunião entre professores de química de Lisboa, Coimbra e Porto para lançar as bases duma Sociedade de Química Portuguesa.
O Prémio Ferreira da Silva, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química em 1981, será atribuído pela 8.a vez em 2004, durante o XIX Encontro Nacional da SPQ
Com uma tristeza profunda e grande emoção subscrevemos esta pequena nota por ocasião do falecimento de George Porter, Prémio Nobel da Química em 1967, que ocorreu no passado dia 31 de Agosto a alguns meses de completar 82 anos.
Pela segunda vez Portugal participou nas Olimpíadas Iberoamericanas de Química que se realizaram na Argentina, em Mar del Plata (em plena pampa) de 15 a 23 de Outubro. Nesta olimpíada participaram estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. No total participaram 49 estudantes acompanhados com uma média de dois professores por país.
No seu Vocabulário Português e Latino (1716), Raphael Bluteau refere-se à alquimia como sendo "Arte occulta, esta he particularmente a de converter qualquer metal em ouro; que se hà tal arte no mundo, he na realidade taô oculta, que ou todos a ignorão, ou nenhum dos que a sabem, a manifesta".

Nesta nova secção da Química serão apresentados livros que foram importantes, na investigação ou na docência. Os livros poderão ser obras acabadas de sair ou ter décadas de idade; o que se pretende é que o autor nos diga porque foi ou é o livro importante para ele.


Viemos encontrar o Professor José Artur Martinho Simões nas novas e excelentes instalações do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sendo o Zé Artur uma das pessoas que mais tem dado do seu saber, competência e habilidade ã SPQ e também um cientista de reconhecido mérito, dois em um só, temos o homem certo na ocasião certa. Os 90 anos da SPQ.
Pediram-me para escrever um breve apontamento sobre o Professor José Artur Martinho Simões (JAMS) e como ele influenciou a minha vida científica. Sem querer ser demasiado intimista, aqui fica o relato, na primeira pessoa, do que sinto como essa influência.
O meu envolvimento com a Energética Molecular - a visão moderna da Termoquímica - deu-se por volta de 1977, enquanto ainda estudante de Engenharia Química no Instituto Superior Técnico.
A circulação dos elementos químicos no planeta é um processo complexo com muitas e variadas vertentes. Os vários ciclos elementares são muito mais do que simples reacções químicas. São em parte biológicos e em pa rte geoquímicos, pois envolvem a participação de microrganismos e estão associados a grupos de elementos metálicos.
A importância do ensino experimental em Química é amplamente reconhecida. No entanto em algumas áreas escasseiam exemplos de trabalhos simples, seguros e económicos, realizáveis em períodos curtos (3-4h).
A equipa portuguesa que participou nas VII Olimpíadas Ibero-americanas de Química, realizadas na Argentina, regressou a Portugal com uma medalha de bronze, conquistada pela aluna Angela Filipa Pereira Cardoso, do Externato Delfim Ferreira, de Riba de Ave.