Capa
Série II / Número 109 / Volume
Junho 2008
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P638
O Verão traz consigo, não apenas as férias escolares, mas sobretudo um dos períodos de maior apreensão para alunos e pais/encarregados de educação.
O Prémio Ferreira da Silva de 2008 foi atribuído pela SPQ à Professora Doutora Sílvia Marília de Brito Costa, Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico, IST, atendendo à qualidade da sua investigação científica, assim como à sua projecção, tanto a nível nacional como internacional, e à sua contribuição para a criação de uma escola de fotoquímica molecular.
A Medalha Vicente de Seabra 2008 foi atribuída pela SPQ ao Doutor Manuel Fernando Ribeiro Pereira, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP.
Foi assinado em Janeiro um protocolo entre a SPQ e as empresas Solvay Portugal e a Hovione para a promoção do Prémio Solvay&Hovione Ideas Challenge (SHIC’08).
Decorreu em Madrid, de 24 a 27 de Abril, no parque de feiras IFEMA, a IX Feira de Ciência de Madrid – “Madrid es Ciencia”
O Departamento de Química da Universidade do Minho (UM) organizou, pela quarta vez consecutiva, as Olimpíadas de Química Júnior (OQJ) em colaboração com a SPQ.

A organização por diversas Universidades Portuguesas da competição anual das Olimpíadas de Química Júnior, a nível regional, faz parte do projecto educacional da SPQ, visando incentivar o interesse e a valorização da Química junto dos jovens.


Embora a desactivação de catalisadores seja um fenómeno cuja importância cresce a partir da observação de ocorrências industriais, este livro não se resume a discutir o “apenas observado”.
Vida Saudável e a Gastronomia foi a temática do “3.º Encontro do Instituto D. João V”, cujos protagonistas foram os 1600 alunos da nossa escola, repartidos pelo Ensino Básico e Secundário, e os alunos dos agrupamentos das escolas do 1.º Ciclo da nossa área pedagógica.
Esta sala está sob investigação criminal. Foi denunciado o desaparecimento de uma pessoa e há suspeitas de que possa ter sido agredida neste local.
No ponto 2.3. (Chuva ácida) da componente de química do programa da disciplina de Física e Química A - nível 2 [1] vem referido o estudo qualitativo dos processos de oxidação-redução.
As proteínas acabadas de ser sintetizadas têm de adquirir a sua estrutura tridimensional característica. Apenas uma conformação é extremamente estável e possui as propriedades químicas exactas que permitem que a proteína desempenhe a sua função específica na célula.
O campo de investigação em nanotubos de carbono (CNTs) [1, 2] tem conhecido um interesse crescente na realização de aplicações tecnológicas tais como circuitos nanoelectrónicos e materiais compósitos.

No âmbito da formulação de um plano de doutoramento dirigido à prática experimental da Química Verde (QV) no Ensino Secundário, a ser desenvolvido por um de nós (DAC), procurou aferir-se a extensão actual da penetração daquela nova atitude de realização da química no ensino desta ciência.


Relatório elaborado pelo grupo de trabalho “Química e Energia” da EuCheMS