Capa
Série II / Número 118 / Volume
Setembro 2010
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P648
Este número surge depois do habitual período de férias, que desejamos tenha sido retemperador, e coincide com o arranque de mais um ano lectivo em todos os níveis de ensino.
O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, é atribuído anualmente, e em alternância, a químicos portugueses e espanhóis com projecção internacional.
Com a realização da Final das Olimpíadas de Química.mais no dia 8 de Maio, no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, terminou a edição de 2010 das Olimpíadas Portuguesas de Química.
A equipa portuguesa obteve uma Menção Honrosa na 42ª Olimpíada Internacional de Química – IChO, realizada em Tóquio, Japão, no passado mês de Julho. O feito foi conseguido pelo Jorge Pedro Martins Nogueiro, finalista da Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança.
Este ano realizou-se a oitava Olimpíada da Ciência da União Europeia, na cidade de Gotemburgo, Suécia, entre 11 e 17 de Abril.
Nos dias 20 e 21 de Maio passado realizaram-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) as Jornadas Científi cas “GFSM 2010 - L’effet Mössbauer au coeur des applications“. Foi o encontro anual do “Groupe Francophone de Spectrométrie Mössbauer (GFSM)” e contou com a presença de 48 participantes.
No próximo dia 30 de Setembro ocorrerá a jubilação do Doutor Manuel A. V. Ribeiro da Silva, Professor Catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A Sociedade Portuguesa de Química vai digitalizar e colocar on-line todas as suas publicações periódicas, com acesso livre e com possibilidade de pesquisa de conteúdos.
A Escola vive do que nela se faz. Proporciona aos seus alunos oportunidades de sentir e de agir, para que possam intervir na sua própria formação, conduzindo a uma refl exão no sentido de encontrar resposta aos desafios que se colocam não só aos jovens mas também ao país.
A Dra. Joana Barata foi vencedora ex-equo do Prémio Químicos Jovens / Gradiva 2010, com um artigo intitulado “Estudos de actividade fotodinâmica de corróis em células tumorais”. Aproveitámos uma visita da Joana a Lisboa no mês de Junho para conversarmos um pouco sobre as motivações que levaram esta jovem química a divulgar ciência, bem como um pouco do seu percurso enquanto cientista.
O Dr. David Marçal foi vencedor ex-equo do Prémio Químicos Jovens / Gradiva 2010, com um artigo intitulado “O Sindicato das Proteínas”. A entrevista teve lugar na sede da Associação Viver a Ciência, em Lisboa, na qual o David é colaborador e onde passa parte do seu tempo a conjugar divulgação científica com humor.
De forma a contribuir para o desenvolvimento de novas moléculas de tipo corrol com potencial aplicação em Terapia Fotodinâmica (PDT), foram sintetizados novos conjugados corrol-ciclodextrina
A história que aqui apresento não é um relato sistemático, apenas uma colecção de marcos que considero significativos e que contêm informação acerca das várias técnicas e áreas que percorri, num doutoramento que teve como abordagem central a cristalografia de raios-X de proteínas.
A primeira contribuição no campo da fotocatálise heterogénea deu-se em 1972 com o trabalho pioneiro de Fujishima e Honda, em que ficou demonstrada a possibilidade de formação de hidrogénio através da cisão fotoelectroquímica da água utilizando um fotoânodo de TiO2 e um cátodo de platina.
Nos últimos anos, em muita medida devido aos esforços desenvolvidos pela química verde, a água tem vindo a ocupar um lugar de relevo como alternativa aos solventes orgânicos mais utilizados em síntese orgânica.
Discute-se sumariamente o desastre de Bhopal, o maior acidente tecnológico da história, ocorrido há um quarto de século (1984), numa instalação de fabrico do herbicida carbarilo, chamando a atenção para a sua utilidade como um caso de estudo que pode servir de ponto de partida para o desenvolvimento de variados temas no ensino da química, no campo da segurança, mas não só.
Situações análogas à que é reportada na citação acima, podem ser encontradas em abundância. Nomeadamente, no estuário do rio Tejo, temos visto navios que encalham ao entrar no rio, quando em viagem anterior o canal de entrada estava desobstruído e, entretanto, terá fi cado inesperadamente assoreado.

A série de Artigos que iremos publicar sobre regras de nomenclatura inicia-se neste com um pouco da história da nomenclatura em português, seguindo-lhe outros sobre os nomes dos elementos químicos e as regras básicas de nomenclatura orgânica e inorgânica


Descreve-se neste artigo uma proposta de um novo estilo de actividades educativas envolvendo os pais (ou outros familiares) dos alunos e os computadores. O triângulo paisalunos-computador é complexo e não raras vezes tumultuoso, principalmente porque o computador (com as iniciativas de jogos e msn, em particular) é visto pelos pais como um ‘inimigo do estudo’.