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Série II / Número 127 / Volume
Dezembro 2012
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DOI: 10.52590/M3.P658
O final de ano é tradicionalmente a altura propícia para a realização de balanços sobre o passado e de reflexões sobre o futuro
Desta vez a química teve honras de primeira página num jornal diário de difusão nacional. Os quatro representantes de Portugal na XVII Olimpíada Ibero-Americana de Química, que decorreu, de 22 a 30 de setembro de 2012, na cidade de Santa Fé, Argentina, obtiveram uma medalha de prata e três de bronze.
De 16 a 19 de setembro, decorreu, em Bragança, mais um encontro da série “Química dos Alimentos”
Realizou-se, nos dias 15 a 20 de julho de 2012, na Universidade de Coimbra, o XXIV IUPAC Symposium on Photochemistry, um evento que teve o apoio da Sociedade Portuguesa de Química.
A edição de 2012 do International Symposium on Metal Complexes (ISMEC2012) realizou-se em Lisboa, de 18 a 22 de junho de 2012, na Fundação Calouste Gulbenkian, e teve como objetivo principal a apresentação e a discussão dos mais recentes e importantes desenvolvimentos e inovações nas diversas áreas relacionadas com os complexos metálicos.
Decorreu, nos passados dias 8 e 9 de outubro, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, o Simpósio de Homenagem ao Prof. Fernando Ramôa Ribeiro, subordinado ao tema “From the Active Site to the Process”, um evento que teve o apoio da Sociedade Portuguesa de Química.
O 3rd ITQB PhD Students’ Meeting decorreu, de 10 a 12 de outubro de 2012, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-UNL), um evento apoiado pela Sociedade Portuguesa de Química.
O 4.º Encontro Ibero-Americano de RMN, juntamente com o 6.º Encontro Bienal do GERMN e o 3.º Encontro Ibérico de RMN, decorreu, de 25 a 28 de setembro de 2012, na Universidade de Aveiro e foi organizado pelo grupo de RMN da SPQ (Luís Mafra e Eurico Cabrita – Chairs do evento).
O 4th EuCheMS Chemistry Congress teve lugar em Praga, na República Checa, entre os dias 26 e 30 de agosto de 2012, tendo sido um evento animado e muito participado, no qual foram apresentados quase 1700 trabalhos, entre comunicações orais e em painel.
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) organizou duas sessões temáticas inseridas no evento Career Days, promovido pela EYCN (European Young Chemists Network) no decorrer do último 4thEuCheMS Congress em Praga, de 26 a 30 de agosto de 2012.
No organismo humano existem milhares de milhões de células, muitasdas quais desempenham papéis específicos e distintos, e que interagem umas com as outras.
A Coordenadora e grande impulsionadora do Projeto é a eminente metrologista brasileira, Vera Ponçano, com quem tenho o prazer de partilhar experiências e conhecimentos desde a altura da minha presidência da EURACHEM, coincidente com a sua presidência do CITAC.
Foi com grande pesar que a comunidade de químicos portugueses soube do faleciemnto do Professor Manuel Ribeiro da Silva, no dia 29 de novembro de 2012.
O Ano Internacional da Química-2011 (AIQ) no Brasil foi um projeto de sucesso. Foram realizadas em todo o país inúmeras ações e atividades comemorativas.
O ano de 2012 fez vir a lume uma biografia de Peter Danckwerts: “Life on the Edge. Peter Danckwerts GC MBE FRS brave, shy, brilliant”, da autoria de Peter Varey. Em 1940, Peter era um jovem graduado em Química no Balliol College da Universidade de Oxford.
Não tenho qualquer dúvida de que o livro “Ensino Experimental das Ciências – Um Guia para Professores do Ensino Secundário”, de Paulo Simeão Carvalho, Adriano Sampaio e Sousa, João Paiva e António José Ferreira, recentemente editado pela Universidade do Porto, será uma obra de referência no campo da Didática das Ciências Experimentais.
Este livro surge do reconhecimento de que o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade pode contribuir de forma decisiva para a promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e informada e à posterior inserção numa vida profissional qualificada e ligada a áreas científicas.
O Professor Doutor José Empis foi recentemente galardoado com o Prémio EuCheMS Award for Service 2012, da European Association for Chemical and Molecular Sciences, na qual foi durante vários anos representante da SPQ na Food Chemistry Division.
A Professora Doutora Livia Simon Sarkadi é a atual presidente da Divisão de Química Alimentar da Associação Europeia de Química e Ciências Moleculares (EuCheMS). Aproveitando a sua presença no 4.º Congresso de Química da EuCheMS, que teve lugar em Praga, entre 26 e 30 de agosto de 2012, a Profª. Drª. Livia Simon Sarkadi aceitou realizar uma entrevista exclusiva para o QUÍMICA.
A prevalência das alergias alimentares tem vindo a aumentar nos últimos anos, constituindo um problema de saúde pública, com expressão mais relevante nas sociedades ocidentais. Atualmente estima-se que cerca de 2 a 4% da população adulta e 6 a 8% da população jovem possa padecer de algum tipo de alergia alimentar.
O anidrido sulfuroso (SO2) é um aditivo versátil e eficiente utilizado na vinificação, devido à sua capacidade antissética, inibindo o crescimento de microrganismos nocivos ao vinho, e às suas propriedades antioxidantes, impedindo a ocorrência de reações de oxidação indesejáveis.
O interesse dos consumidores numa alimentação saudável tem vindo a crescer à medida que vão sendo divulgados os potenciais benefícios para a saúde de determinados alimentos e/ou ingredientes alimentares.
O desenvolvimento de novas formas de princípios farmacologicamente ativos (PFA) é um tema que tem recebido particular atenção nos últimos anos com vista a melhorar as suas propriedades físico-químicas e o seu desempenho terapêutico.
Conversations on Chemistry foi uma obra publicada em Londres em 1805, com o objetivo de divulgar a Química moderna, então a dar os primeiros passos. A sua autora foi Jane Haldimand Marcet (1769-1858), senhora de uma personalidade comunicativa e de um espírito averiguador e objetivo.
A identificação de “pós brancos” através de testes químicos simples proporciona uma excelente oportunidade para a aplicação de conceitos básicos de química.
O ensino moderno não pode ficar indiferente ao ambiente tecnológico atual. O recurso a conteúdos educativos online por parte de professores e alunos tem vindo a generalizar-se e constitui sem dúvida um excelente complemento da atividade letiva. Neste contexto, o ensino de Química, em especial o ensino da Tabela Periódica dos Elementos (TP), constitui um desafio, dada a sua complexidade
Tem-se vindo a registar uma diminuição do interesse dos alunos pela aprendizagem das ciências. É necessário, por isso, que se implementem estratégias de ensino que permitam ao aluno compreender a utilidade da aprendizagem da ciência e a relevância do conhecimento científico.
O módulo inquiry que aqui se apresenta foi por nós adaptado e otimizado (com base no módulo PARSEL já existente e disponível em http://www.parsel.uni-kiel.de/cms/index. php?id=54) de forma a tentar motivar os alunos para o estudo do equilíbrio químico de oxidação-redução – um ramo da química que, normalmente, se torna difícil na compreensão e conexão dos diferentes conceitos inerentes por parte dos alunos
A química está por todo o lado, e os alimentos não são exceção. Cozinhar é uma das aplicações mais antigas e universais da química, pode‐se dizer que ao cozinhar observamos a química em ação, com uma grande vantagem ‐ a possibilidade de provarmos o resultado das nossas experiências.