A diminuição do impacto dos solventes tem sido um desafio constante da engenharia química. Desde o início da década de 90 do século XX, quando foram estabelecidos os princípios da química verde, que os cientistas tentam desenvolver solventes alternativos, biodegradáveis e menos tóxicos. Isto tem sido igualmente impulsionado pela crescente necessidade de se promover um desenvolvimento sustentável. Como podem misturas de açúcares, aminoácidos e ácidos orgânicos ser vistos como novos solventes alternativos em engenharia química quando estes compostos são habitualmente sólidos à temperatura ambiente? Misturas de diferentes compostos que são sólidos podem tornar-se líquidos se forem combinados numa proporção específica. Isto deve-se à diminuição da temperatura de fusão dos compostos que se tornam líquidos à temperatura ambiente. Estes sistemas são chamados de Solventes Eutéticos Profundos Naturais (NADES). A partir de uma mera curiosidade científica, os NADES são agora vistos como solventes de nova geração e, apesar de ser ainda necessária muita investigação, esta nova classe de solventes vai certamente dar um contributo importante para um desenvolvimento industrial mais sustentável.
Metodologias não invasivas para a deteção eficaz de biomarcadores cancerígenos presentes em fluidos biológicos podem auxiliar as equipas clínicas no diagnóstico precoce e acompanhamento do paciente. O desenvolvimento de biossensores, juntamente com o progresso tecnológico, permite o aprimoramento de plataformas de análise portáteis e miniaturizadas. Os biomarcadores presentes na superfície celular são alvos importantes para a deteção específica do cancro da mama. Este artigo reporta o desenvolvimento de imunossensores eletroquímicos não competitivos para a análise do Domínio Extracelular do Recetor 2 do Fator de Crescimento Epidérmico Humano (HER2-ECD). Os ensaios foram realizados diretamente e/ou indiretamente na superfície do transdutor (elétrodo de carbono serigrafado). A determinação de HER2-ECD foi efetuada em soro humano, sendo ainda efetuada a análise de linhas celulares HER2-positivo (SK-BR-3) e HER2-negativo (MCF-7 e MDA-MB-231).
Os materiais orgânicos eletroativos têm suscitado um interesse significativo como elétrodos alternativos para baterias de iões metálicos devido à sua alta capacidade teórica, elevada disponibilidade de recursos e sustentabilidade. Em particular, as estruturas orgânicas covalentes (COFs) redox-ativas surgiram recentemente como elétrodos promissores devido às suas propriedades eletroquímicas adaptáveis, insolubilidade nos eletrólitos e versatilidade estrutural. Neste artigo, revemos algumas estratégias recentes para melhorar a densidade energética e de potência de elétrodos baseados em COFs para baterias de lítio sob a perspetiva do design molecular e de otimização do elétrodo. Alguns outros aspetos importantes, como a estabilidade e a escalabilidade, também são abordados. Por fim, são destacados os principais desafios para melhorar o seu desempenho e as perspetivas das baterias orgânicas baseadas em COFs.
A poluição da água está relacionada com a presença de inúmeras substâncias; contudo, os micropoluentes, incluindo os contaminantes emergentes, têm gerado grande preocupação. Geralmente, estes compostos, presentes em baixas concentrações, são pouco removidos pelos processos convencionais de tratamento de água/água residual, sendo continuamente libertados no meio aquático, colocando os ecossistemas em risco. Nesse sentido, os antibióticos destacam-se devido à possível disseminação de resistência antimicrobiana. Este artigo pretende informar sobre toda esta problemática, contextualizando-a no domínio das políticas ambientais, salientando-se as principais lacunas que exigem esforço para encontrar soluções que permitam salvaguardar o ambiente e a saúde humana. Evidencia-se o papel da ciência neste caminho, nomeadamente a necessidade de consolidar o conhecimento sobre a presença e processos de degradação de fármacos no ambiente para que se possa atingir o patamar de desenvolvimento de medicamentos ambientalmente seguros!
Uma imagem vale mais que mil palavras e é também claro que uma imagem de resultados experimentais vale mais que mil tabelas de dados. Neste artigo, apresenta-se uma breve descrição das imagens onde esses resultados experimentais são uma resposta magnética e uma resposta com a temperatura.
Este trabalho tem como objetivo a identificação e caracterização dos mecanismos de mistura em reatores 2D. A natureza 2D do escoamento e da mistura deve-se à sua dinâmica que é definida por um mapa temporal-espacial 2D e à transferência entre as escalas de escoamento, que é bem descrita no âmbito da teoria bidimensional da turbulência. Os misturadores 2D descritos neste trabalho são os dispositivos rotacionais, misturadores Confined Impinging Jets (CIJs), T-Jets e Split-and-Recombine. Este trabalho traz avanços no conhecimento dos reatores químicos 2D e do seu funcionamento tendo como base a compreensão dos mecanismos de mistura, contribuindo para a geração de dados úteis e soluções robustas para processos industriais mais eficientes.