O aumento global da procura de água, impulsionado pelo consumo humano e industrial, juntamente com o aumento da contaminação proveniente das descargas residuais, intensificou o desafio de garantir recursos hídricos limpos. Este trabalho aborda a problemática urgente da poluição da água causada por corantes, enfatizando o seu impacto prejudicial nos ecossistemas e na saúde pública. A ineficiência dos métodos convencionais de tratamento de águas residuais na eliminação destes micropoluentes exige soluções inovadoras e ecologicamente sustentáveis. Este estudo concentra-se no potencial de biossorção de macroalgas marinhas para redução da contaminação das águas por corantes.
O vidro é um sólido amorfo num estado metaestável. Produzido pelo Homem há milhares de anos, o vidro tem desempenhado uma importância central na sociedade, usado em diferentes aplicações, desde objetos utilitários a objetos decorativos. A versatilidade da sua estrutura tem vindo a ser explorada, permitindo o fabrico de materiais com propriedades extraordinárias por simples adição ou dopagem com diversos componentes. Da arte à nanotecnologia, o vidro é um material verdadeiramente mágico.
Esta revisão explora os aspetos farmacocinéticos e farmacodinâmicos do riluzol, uma opção terapêutica importante para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), destacando o seu impacto na atividade glutaminérgica, e enfatizando a necessidade de abordagens de medicina personalizada devido às variações interindividuais na excreção do fármaco. Embora os benefícios do riluzol sejam evidentes no tratamento dos sintomas da ELA, a pesquisa contínua é crucial para desvendar as complexidades da doença e desenvolver intervenções mais eficazes.
O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de aprendizagem centrada no aluno. Este paradigma do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos. Naquele exemplo, é fundamental primeiro ouvir outros intérpretes, depois gravar-se e finalmente avaliar a própria interpretação (tudo isto feito, no tempo das aulas de piano do autor, com um simples leitor/gravador de cassetes). Neste artigo descreve-se uma prática pedagógica em que os alunos replicam este processo em relação a técnicas laboratoriais básicas de Química (facilitado pela generalização de telemóveis com câmara e internet). Podem assim observar o que significa trabalho de qualidade, monitorizá-la no seu trabalho e avaliá-lo por comparação com o exemplo da técnica correta. Descreve-se ainda como complementar a aprendizagem com feedback efetivo, avaliação pelos pares e micro-creditação.