Capa
Série II / Número 49 / Volume
Abril 1993
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P573
Convenção sobre Armas Químicas. PRIMEIRO TRATADO MULTILATERAL ASSINADO EM PARISOs dias 14e 15 de Janeiro deste ano ficarão na História como a data em que foi pela primeira vez assinado um tratado multilateral que elimina toda uma categoria de armas de destruição em massa. Assinada em Paris, a Convenção sobre Armas Químicas abre o caminho ao desaparecimento dos mais de cinco milhões de armas químicas que se calcula que existam neste neste momento em todo o mundo.
O Português lê pouquíssimo. Basta andar de autocarro, de comboio, esperar num consultório médico, para ver que as pessoas preferem mirar o vizinho, a paisagem ou o vácuo a ler um livro ou mesmo o jornal. É certo que os livros são caros, mas isso não serve de desculpa
A indústria química portuguesa existente antes de 1975 foi estruturada com base no condicionamento industrial, que limitava o acesso à actividade industrial de forma descricionária e proteccionista.
O gás natural extrai-se directamente das suas jazidas, onde se pode encontrar só ou associado com petróleo bruto. Atendendo à dispersão das jazidas conhecidas. as quais se distribuem um pouco por todo o mundo, e se localizarem afastadas das áreas de consumo, há que transportar o gás entre o seu local de origem e os locais de consumo.
Em relação a reacções de substituição e de adição, a influência da natureza do substituinte, na reactividade eselectividade é,habitualmente, analisada de uma forma qualitative em Química Orgânica. Não existe um método expedito de estudoteórico deste tipo de problema, apesar do es-forgo feito neste sentido e da utilização de meios computacionais dos mais avançados (ver, por exemplo, ref. 1).

Floroglucinóis policíclicos polimetilados (PPPs, do inglês Polycyclic polymethylated phloroglucinols) representam a família mais característica de metabolitos secundários mais frequentemente encontrados em plantas das famílias Myrtaceae (murta) e Guttiferae.


Nos últimos anos, tem-se verificado um constante desenvolvimento da instrumentalização e aplicações para Cromatografia de Líquidos (HPLC), procurandotiraro maiorpartido possível desta potente técnica analítica.
Criar é maravilhoso! Admiramos primeiro otrabalho da Natureza —desde coisas tão simples como o orvalho que assenta durante a noite nas telhas negras da casa, até à mais intrincada criação repetida milhares de vezes por dia,o nascimento de uma criança levada ao seu termo

Apresenta-se um conjunto de 25 adivinhas dirigidas a alunos do 8.° ano de escolaridade. Aquelas que estão assinaladas com um asterisco, foram elaboradas por alunos.


Os métodos electroanalíticos (nos quais se inclui a potenciometria) baseiam-se nas propriedades eléctricas da solução em análise quando esta faz parte de uma célula electroquímica.
O programa a analizar faz parte de uma série editada desde há alguns anos pelo Journal of Chemical Education: Software e que pretende utilizar as potencialidades dos computadores pessoais no ensino da Química.
Os catenanos são conjuntos de anéis moleculares ligados entre si como os elos de uma cadeia (Figura 1) [1]. Aparentemente, a possibilidade de existência destas moléculasfoi considerada pela primeira vez por Willstater, numa lição que deu em Zurique, algures entre 1906 e 1912
Costumo dizer, por vezes, que nós não podemos competir com os americanos. Esta afirmação recorda-me uma outra, provavelmente apócrifa, de um professor universitário. Defendia ele (e não vale a pena comentar), sobre as teses de alunos, que estas eram boas ou originais.