Capa
Série II / Número 84 / Volume
Março 2002
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P608

Ondas em espiral em sistemas de reacção-difusão. observadas inicialmente na reacção de Belouzov-Zhabotinsky (BZ), ocorrem também nas reacções de superfície, e em vários sistemas biológicos como a libertação de Cal'' nas células.


No passado dia 26 de Setembro reuniram na sede da SPQ representantes de oito bibliotecas da área da Grande Lisboa (Departamento de Química e Bioquímica da FCUL, Faculdade de Farmácia da UL, Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNL, ITQB-UNL, Complexo Interdisciplinar-IST, DEQ-IST, Química-ITN, e SPQ-sede) correspondendo à quase totalidade das bibliotecas de Química e áreas afins dessa zona geográfica.
Foi criado recentemente o Grupo Português de EPR. Este grupo reune cientistas de diversas áreas científicas que usam a Espectroscopia de EPR como principal ferramenta na sua investigação
Os Correios Britânicos lançaram, em Outubro passado, um conjunto de selos que pelas suas características constituem uma colecção única
É SABIDO, POR SER TÃO LARGAMENTE PUBLICITADO nos órgãos de comunicacão social, difundido por responsáveis governativos, comprovado por testes nacionais e internacionais, que o conhecimento em ciências em Portugal é fraco.
O Prof. Peixoto Cabral, sendo um Engenheiro Químico de formação, desde o início da sua carreira que se dedicou à Radioquímica. Tendo trabalhado sob a supervisão do Prof. A. Herculano de Carvalho no Centro de Estudos de Radioquímica (IST) da Comissão de Estudos de Energia Nuclear (CEEN), qual foi a influência deste ilustre professor, que tantas vezes aparece como um centro irradiante da Química em Lisboa, na sua decisão de optar pelo nuclear?
Primo Levi escreve poesia ao longo da sua carreira de escritor. Contraria assim a afirmação do filósofo alemão, Theodore Adorno, que, após as revelações da verdadeira natureza dos campos de concentração nazis, concluíra que, a partir dessa data, seria impossível escrever poesia: o acto de escrever um poema parecer-lhe-ia um desvio do olhar para com a barbárie que se instaurara na cultura ocidental.
O desenvolvimento em tal área [Arqueometrial ficou a deverse, por um lado, à iniciativa do Departamento de Química do LFEN de, a partir de 1974, estender a outras aplicações o método de análise por activação com neutrões, que nele havia sido desenvolvido para apoiar a actividade de prospecção de urânio; por outro lado, ao gosto do autor pela História e a Pré-história e à sua convicção de que o referido método poderia contribuir para a resolução de algumas questões que se colocam aos investigadores destas disciplinas; e, finalmente, ao interesse de alguns arqueólogos em aproveitar a oportunidade que se lhes deparou para tentarem elucidar certos pontos menos claros das suas próprias pesquisa.
Em 1992, NO INICIO DE FERIAS, QUANDO fui convidado pelo Professor Peixoto Cabral para com ele colaborar no Instituto José de Figueiredo, de que fora nomeado director, já há alguns anos me movia no fio da navalha que separa as ciências ditas exactas das ciências ditas humanas, mas as minhas actividades envolviam o estudo do ponto de vista químico de alguns problemas de natureza arqueológica, não tendo tido qualquer contacto directo com os desafios que as obras de arte, especialmente as pinturas de cavalete, podiam colocar ao laboratório.
Cinquenta anos após a criação da Comissão Provisória de Estudos de Energia Nuclear do Instituto de Alta Cultura e dos três primeiros centros de estudos de energia nuclear deste instituto, e quarenta e cinco anos após o início da construção do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares da Junta de Energia Nuclear, afigura-se interessante passar em revista as sucessivas transformações deste laboratório.

A investigação envolvendo materiais nanocristalinos teve um desenvolvimento notável durante as últimas décadas. Actualmente encontram-se publicados diversos estudos que provam a ocorrência de alterações significativas nas propriedades ópticas, electrónicas e mecânicas de um material quando este passa da forma macrocristalina a um material constituído por partículas de dimensões nanométricas (1-20 nm).


Na gestão de informação, computação, comunicação e edição, a Química usa hoje intensivamente e com uma especificidade muito própria, as principais funcionalidades dos computadores.

A Termoquímica Molecular tem como objectivo fundamental o estudo da estabilidade das moléculas. Falar de estabilidade de uma molécula, existente em determinadas condições físicas e numa vizinhança química pa rt icular, pode corresponder a alguma ambiguidade, uma vez que se impõe explicitar relativamente a quê tal conceito se define.


A actividade experimental a seguir apresentada tem sido demonstrada como trabalho laboratorial da disciplina de Métodos Instrumentais de Análise II, do 3.° ano do Licenciatura em Química Aplicada leccionada no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.
Os objectos de prata vão escurecendo com o tempo e com o uso o que levou ao desenvolvimento de vários métodos de limpeza para estes objectos. A reacção que mais contribui para o embaciamento (tarnish, em inglês) dos objectos de prata é a formação de sulfureto de prata, Ag 2S, um sólido negro extremamente insolúvel (K5 = 1.0x10-49) que vai formando uma camada à superfície do objecto
A ESPECTROSCOPIA DE RESSONÃNCIA MAGNÉTICA nuclear, RMN, é actualmente uma técnica indispensável em qualquer laboratório de Química devido à sua potencialidade e versatilidade no estudo dos aspectos estruturais e dinâmicos de moléculas,