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Série II / Número 88 / Volume
Março 2003
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DOI: 10.52590/M3.P613
Em Po rtugal, a investigação em Química teve um grande progresso nestas duas últimas décadas. Houve investimento em meios humanos e materiais, a que a ajuda da Comunidade Europeia deu alento.
Respondendo a solicitações de vários sócios, a direcção da SPQ decidiu criar uma "Carteira de Conferências" destinada a públicos variados do ensino secundário.
A questão da modernidade e da sua relação com a tecnologia percorre a história europeia desde o século XVI, tornando-se particularmente clara através do célebre debate que opôs "modernos" e "antigos", numa tentativa de libertação da nova sociedade emergente do Renascimento dos fantasmas da civilização clássica.
Ao longo da sua vida houve decerto o momento da revelação, isto é aquele momento em que percebeu que a sua vida iria estar inevitavelmente ligada à Química. Quando se deu e porquê? Eu creio que terá sido depois de regressar de cumprir o serviço militar, em 1971
Apresenta-se neste texto uma visão essencialmente pessoal "à vol d''oiseau" do desenvolvimento da investigação em Química Inorgânica, no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, desde o início, pouco tempo após a criacão da Universidade, até finais dos anos noventa.
Os primórdios da Iinvestigação em Materiais Lenhocelulósicos no Departamento de Química da Universidade de Aveiro remontam a meados da década de oitenta.
A circulação dos elementos químicos no planeta é um processo complexo com muitas e variadas vertentes. Os vários ciclos elementares são muito mais do que simples reacções químicas. São em parte biológicos e em parte geoquímicos, pois envolvem a participação de microrganismos e estão associados a grupos de elementos metálicos.
Nano é definitivamente a palavra do momento. Não só compo rta novos e excitantes desenvolvimentos de materiais e estruturas, mas também engloba toda uma área inexplorada de ciência fundamental onde a mecânica quântica se funde com a física clássica.
Há uma preocupação crescente com a acção perturbadora que diversos poluentes orgânicos desencadeiam ao nível do sistema endócrino dos animais.
Numa Mesa Redonda integrada no II Congresso Ibérico de Espectroscopia, realizado em Coimbra [1] , foi debatido o problema do Ensino da Espectroscopia no curriculo do Ensino Superior e do Ensino Secundário.
Os halogenetos de alquilo são importantes intermediários em sequências sintéticas para obtenção de compostos com aplicação directa no dia a dia. Como exemplos citam-se o fármaco Prozac®, anestésicos diversos, herbicidas, intensificadores de sabores, solventes inócuos para perfumaria, etc.
Serão reveladas, como numa fotografia, formas e sombras de objectos vários utilizando a química do azul da prússia. Serão assim obtidos cianótipos de cor azul. Estes cianótipos serão executados sobre suportes vários, tais como papel, seda ou algodão.
A SOCIEDADE PORTUGUESA DE QUÍMICA, uma das maiores, mais antigas e mais activas sociedades científicas portuguesas, assumiu as suas responsabilidades perante os seus mais de 2200 associados e perante o País, participando na discussão pública das linhas orientadoras da revisão curricular propostas pelo Ministério da Educação (ME). Ouvidos os associados, a SPQ divulgou um Manifesto que foi aprovado em reunião da sua Divisão de Ensino e Divulgação e recebeu posteriormente o apoio de muitos professores que não puderam estar presentes na reunião.
O ensino em Portugal é mau! É esta a avaliação internacional 1.2. 0 Senhor Ministro fala do atraso para que convergem os inúmeros e recorrentes diagnósticos. Todos os países desenvolvidos e, nomeadamente, os europeus se preocupam com a melhoria do nível de formação científica da sua população.
Ao propor a não obrigatoriedade da Física e Química no Ensino Secundário para o prosseguimento de estudos superiores relacionados com as Ciências e ao não incluir nas opções tecnológicas a Química a produtividade do país e a literacia científica dos seus cidadãos pode ser irremediavelmente ameaçada.

No decorrer do processo da revisão Participada do Currículo, que o governo Guterres lançou a partir de Fevereiro de 1997, foi apresentada como grande inovação pedagógica a integração numa única disciplina das dimensões teórica e prática do ensino das ciências, o chamado ensino integrado das ciências.


20% do volume de negócios europeus são facturados por 15 grandes complexos industriais químicos que fazem a imagem de marca da Europa, liderando este sector de actividades a nível mundial.
S erve este título para salientar o tempo perdido em medidas educacionais avulsas, isto é, sem um estudo de referência com princípio meio e fim. Todos sabemos a grande iliteracia cientifica dos Portugueses e algumas das suas consequências na nossa sociedade