Capa
Série II / Número 126 / Volume
Setembro 2012
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P657
Este número do QUÍMICA surge depois do habitual período de férias para a maioria dos portugueses, um período tipicamente associado ao lazer e ao relaxe, mas também à reflexão.

O Prémio Ferreira da Silva, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química em 1981, será atribuído pela 12.a vez, em 2013, durante o XXIII Encontro Nacional da SPQ.


O Professor Miguel Yus1 da Universidade de Alicante, deslocou-se a Portugal na segunda semana de maio para receber o prémio Luso-Espanhol de Química e proferir a conferência correspondente, intitulada «Efficiency in chemistry: from hydrogen auto- transfer to multicomponent catalysis».


O Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro teve, mais uma vez, o privilégio de organizar a final das Olimpíadas de Química+. Este é um evento já bem consolidado nas escolas e, consequentemen-te, todos os anos temos pedidos, por parte de professores, para aumentar o número de participantes na final
Este ano decorreram em Washington, D.C. - E.U.A., de 21 a 30 de julho, as Olimpíadas Internacionais, onde Portugal foi representado pelos alunos João Pereira, Catarina Correia, Bárbara Laczkovits e João Rocha
A final das Olimpíadas de Química Júnior decorreu no dia 5 de maio no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL).
Realizaram-se, de 27 a 31 de maio de 2012, no Centro de Artes de Sines, as XVI Journées d''Études de Chimie sous Rayonnement (JECR 2012), com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Sociedade Portuguesa de Química, bem como de alguns patrocinadores nacionais e estrangeiros.
O 6th Spanish-Portuguese-Japanese Organic Chemistry Symposium (6th SPJOCS) decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lis-boa (FCUL), de 18 a 20 de julho de 2012.
O Il Encontro em Técnicas de Caracterização e Análise Química (II ETCAQ) decorreu no passado dia 8 de junho de 2012 na Universidade do Minho, no âmbito das actividades associadas ao Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química.
O final do passado mês de maio foi de celebração no Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
No dia 1 de junho realizou-se, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), um workshop de Química Orgânica e Medicinal organizado pela investigadora Maria M. M. Santos do Research Institute for Medicines and Pharmaceutical Sciences (iMed.UL), da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e por Mercedes Amat, investigadora da Facul-dade de Farmácia da Universidade de Barcelona,
E com muito agrado que os membros da atual direção, Inês M. Valente, Luís M. Gonçalves e Marisa Rocha, recebem esta missão até 2014.

A química é uma história de afinidades: saber o que reage com quê. Em ciência, perceber é qualificar e quantificar, Os dois aspetos são igualmente importantes.


Michael Polanyi, ao tornar consciência de que todos estamos imersos numa dada cultura e fomos criados a falar e entender uma dada língua, desenvolveu, em 1958, a Teoria do Conhecimento Tácito, mediante a qual cada pessoa começa, necessariamente, todas as suas investigações no âmbito de um quadro fiduciário.


A utilização de materiais poliméricos em aplicações biomédicas tem vindo a crescer nos últimos anos. Este fenómeno foi sendo potenciado pelos progressos espantosos em áreas como a química e física de polímeros, a engenharia dos materiais, a biologia, as nanotecnologias e a medicina.
Nos últimos trinta anos tem-se assistido a uma mudança de paradigma importante: os cientistas têm conseguido sintetizar polímeros com capacidade de adquirir conformações controláveis por estímulos externos como temperatura, pH, substâncias químicas específicas ou outros, e construir sistemas multifuncionais com interfaces capazes de responder também a estímulos externos, o que se pensava ser um exclusivo dos sistemas vivos.
O Centro de Química e Bioquímica (CQB; http://cqb.fc.ul.pt) foi fundado em 2001 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tendo, por isso, recentemente celebrado o seu décimo aniversário. Um dos aspetos mais importantes na génese do CQB foi o intuito de criar um ambiente de trabalho onde grupos de investigação com diferentes interesses em Química e Bioquímica pudessem estabelecer interações profícuas nas fronteiras dessas duas áreas.

A última revisão bianual feita pela Comissão de Abundâncias Isotópicas e Massas Atómicas (CIAAW) da Divisão de Química Inorgânica da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), referente a 2009, contém uma inovação na apresentação das massas atómicas relativas médias de dez elementos


Inicialmente proposto há cerca de 60 anos, o Sistema de Cahn-Ingold-Prelog (Sistema CIP) é o sistema de nomenclatura universalmente aceite para especificação de unidades estereogénicas em química.
A década 2010-2020 trará avanços significativos na área da nanotecnologia, a julgar pelo incremento do investimento científico e tecnológico nesta área.
Partindo de uma breve contextualização, que julgamos sublinhar a pertinência de potenciar pedagogicamente o triângulo pais-alunos-computador, por vezes marcado por alguma complexidade e tensão, apresenta-se uma "Atividade com os Pais no Computadoij'' (APC) focada no estudo introdutório das reações químicas e destinada a alunos do 8.° ano de escolaridade e respetivos pais/familiares,
A água é um bem essencial. Este recurso natural, que é imprescindível à nossa vida, é escasso, e por isso é necessária uma constante renovação para que esteja disponível para todos, e em todos os lugares. Nesta atividade ilustramos um processo de purificação da água, uma versão muito simplificada do que tem de acontecer à água que utilizamos antes de poder voltar a aparecer nas nossas torneiras. Esta atividade pode ser também um ponto de partida para a tomada de consciência da necessidade de preservar este recurso.
s/n